Este é um site sobre parto. Você já teve um parto? Ou vai ter? Este é um site sobre parto feito por mulheres brasileiras para mulheres brasileiras.

E por que um site sobre parto?

Porque é hora de lembrarmos que o parto é um processo normal, que sempre fez parte da vida das mulheres, geração após geração. Uma sabedoria que está no corpo e nos genes de cada mulher.

É hora de lembrarmos porque hoje em dia o parto tornou-se um assunto exclusivamente médico-hospitalar. Nos hospitais privados, as taxas de cesariana chegam a 90% enquanto a taxa recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de até 15%! Apesar disso nossas taxas de mortalidade materna e infantil estão entre as maiores do mundo.

O que estaria acontecendo com a mulher brasileira? Seríamos nós diferentes de todas as outras? Esquecemos de como dar à luz?

O parto deveria ser um evento médico somente nas situações de risco, quando então a técnica e a intervenção se tornam necessárias.

E para que elas sejam cada vez menos necessárias, a mulher deve tomar posse de seu parto, ter consciência que o parto é dela, que seu corpo é perfeito para gerar e dar à luz uma criança.

 
A preparação durante a gestação passa a ser então fundamental, para que a mulher possa entender seu corpo, suas mudanças, seus medos e anseios.

A experiência de ser mãe é profundamente transformadora. É hora de questionarmos nossa cultura atual, que considera a gestação, o parto, a amamentação e a maternagem como pequenos complementos para a mulher moderna.

Sim, o parto é meu, é seu, o parto é nosso!

Nesse site você vai encontrar algumas portas. Cada uma mostrando novos ângulos na abordagem do parto e oferecendo informações, dicas e reflexões. Bom passeio!

O Parto Hoje - Explica como é que as mulheres estão tendo seus bebês hoje em dia, citando a questão das intervenções e do excesso de cesáreas.
Resgatando o Parto - Fala das alternativas ao modelo vigente, de como a mulher pode se preparar para um parto enriquecedor.
O Parto em outras Épocas e Localidades - Mostra como o parto era vivenciado antigamente e como é visto hoje em outros países, como a Holanda.

Para saber mais sobre o grupo Amigas do Parto:
Quem somos (as idealizadoras do site)

Abaixo Assinado: 850 pessoas assinaram nossa petição, mostrando a grande necessidade de mudanças nessa área. Veja quem assinou, por Estado e Cidade.

Mensagens Recebidas: várias pessoas já nos enviaram mensagens, algumas contundentes, outras alegres, ou tristes, até dramáticas, muitas encorajadoras e inspiradoras. Conheça algumas delas.


Aviso: As informações contidas neste Web Site, não podem ser usadas como um substituto para se obter aconselhamento ou tratamento médico. As leitoras deste Web Site não devem depender exclusivamente das informações aqui contidas. Procure sempre um profissional especializado.

Direitos Autorais
: